sábado, 23 de julho de 2011

Charqueada São João - Pelotas/RS


Em Pelotas está localizada a Charqueada São João, às margens do Arroio Pelotas. É um dos mais belos e íntegros sítios integrantes do Ciclo do Charque. Foi construída entre 1807 e 1810. Em 1952, foi adquirida pela Família Mazza, que ainda a administra. Vale conhecer. E fazer o passeio de barco pelo Arroio.

Em 1820, ainda sob a propriedade de Antonio José Gonçalves Chaves, hospedou o francês Auguste Saint Hilaire que assim descreve o local, em seu livro Viajando ao Rio Grande do Sul:

Margem do rio Pelotas, 6 de setembro1820. - "Dada a hora avançada de nossa chegada a casa do Sr Chaves, nada pude dizer ainda a respeito. A casa está situada do modo mais favorável, pois os iates podem chegar até junto dela. A residência do proprietário é de um pavimento apenas, porém grande, coberta com telhas e um pouco elevado do solo. Interiormente é dividida em grandes peças que se comunicam umas com as outras e que ao mesmo tempo se abrem para fora.

Hospedaram-me num quarto pouco iluminado, dando para uma sala de refeições, gênero de distribuição comum em todo Brasil.

Mesas, cadeiras e canapés compõem o mobiliário do Sr. Chaves. As cômodas e as secretárias são móveis completamente modernos no Brasil e somente encontradiços em um número exíguo de casas.O rio Pelotas tem quase a largura do Essonne em Pithiviers, passa ao lado da habitação serpenteando em uma vasta planície, tendo ao lado oposto uma pequena encosta, onde se vêem algumas casas cobertas de telha. Diante da residência do Sr. Chaves estende-se um belo gramado e além vêem-se várias fileiras, compridas, de grossos paus fincados na terra. Têm cerca de quatro pés, sendo cada um terminado por pequena forquilha. 

Essas forquilhas recebem varões transversais destinados a estender a carne seca no tempo das charqueadas.
Ao lado desses secadouros existe o edifício onde se salga a carne e onde é construído o reservatório, denominado de tanque".

Neste local foi rodado o seriado A Casa das 7 Mulheres, da Rede Globo de Televisão.










Nenhum comentário:

Postar um comentário