quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Museu da Baronesa - Pelotas/RS



A Princesa do Sul é uma cidade que merece destaque no blogue. Não só pelos doces que produz (ainda vou fazer um post sobre isso), mas por sua história e por sua beleza. Sua arquitetura fortemente marcada por açorianos e portugueses nos remete aos tempos antigos. Casas com beira e sobreira, cujas portas dão direto na calçada. Vitrôs coloridos. Maçanetas antigas. Um luxo de cidade.

Mas existe um lugar muito legal de conhecer, que o Museu da Baronesa

Doado pela família Antunes Maciel a Pelotas em 1978, através de um convênio firmado com a prefeitura, o prédio passou por quatro anos de reformas, que foram orientadas pelo artista plástico e restaurador pelotense Adail Bento Costa. O museu foi então inaugurado em 25 de abril de 1982, possuindo em seu acervo peças das coleções da família Antunes Maciel,de Adail Bento Costa, doações diversas da comunidade e uma coleção da Sra. Antonia Sampaio. Estas peças representam um pouco dos costumes, da maneira de viver, das famílias abastadas do século XIX. Tombado pelo patrimônio histórico do município em 04 de julho de 1985.No parque, que hoje possui área de 7 hectares há um sobrado no estilo bangalô americano construído em 1935; uma casa de banho onde as mulheres da família se refrescavam durante o verão; uma gruta com pedras de quartzo incrustadas, um pequeno castelo; um jardim francês; um chafariz e extensa área verde.

O Museu está aberto ao público de terça à sexta das 13:30 às 18:00, sábados, domingos das 14:00h às 18:00h. O ingresso é R$ 2,00 por pessoa: crianças com idade até 12 anos não pagam, estudantes e pessoas acima dos 60 anos pagam meia-entrada, R$ 1,00. Escolas públicas não pagam e são guiadas por monitores da equipe do museu, devendo fazer agendamento com antecedência. Grupos com mais de 10 pessoas também devem agendar pelo telefone abaixo. 





* fotos da internet. Mais fotos no saite http://www.museudabaronesa.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário