quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Garopaba/SC




Os registros dos primeiros habitantes da região de Garopaba datam de 50 milhões de anos. Os indícios de sua presença encontram-se nos sítios arqueológicos, tais como o morro dos índios que fica entre as praias da Barra e Ferrugem. O homem-do-sambaqui tinha na pesca e coleta de moluscos as atividades básicas para sua subsistência.


Índios tupis-guaranis xavantes e tribos canibais ainda habitavam as cercanias quando aqui chegaram os primeiros imigrantes, os açorianos, em 1666.

Garopaba foi denominada município somente em 19 de dezembro de 1961, quando deixou de ser Distrito de Palhoça. Origem do nome: este nome vem grafado 'gahopapaba' na carta Turin, em 1523, ou assim: ygá, upaba, guarupeba. Significa enseada de barcos, do descanso ou ainda o lugar abençoado. A verdadeira definição está no Guarani, a língua local: ygá, ygara, ygarata; significa barco, embarcação, canoa e mpaba, paba significa estância, lugar, enseada.

Nos anos 1970, com a chegada dos primeiros hippies e surfistas inicia-se a transformação da pequena cidade pesqueira em atrativo ponto turístico.

Duas de suas praias mais famosas são a Praia da Ferrugem e a Praia do Rosa.

Cenas da vida cotidiana de Garopaba:










Nenhum comentário:

Postar um comentário