sábado, 8 de outubro de 2011

Itaimbezinho - RS


Itaimbezinho deriva do tupi-guarani e significa Pedra (ita) Afiada (aí'be). É um dos cânions situados dentro do Parque Aparados da Serra (tem outros), sendo considerado um dos maiores do Brasil, vez que possui a extensão de 5.800m e sua largura máxima alcança 2.000m. As paredes rochosas (de mais de mais de 130 milhões de anos) chegam a uma altura superior a 700m e são cobertas com vegetação baixa e pinheiros nativos. Interessante destacar que um metro abaixo da borda do cânion já é Estado de Santa Catarina.

Existem 3 trilhas possíveis de serem feitas, conforme o saite http://www.bemtevibrasil.com.br/aparados.html:

Trilha do Vértice
A Cascata das Andorinhas, formada por um grande volume d’água que corre pelo Rio Perdiz cai de uma altura de 700 metros, em direção ao fundo do cânion, mas acaba transformando-se em névoa antes de atingi-lo. Da trilha pode se avistar a bela Cascata das Andorinhas e da Cascata Véu de Noiva formada pelo arroio Preá . Tão impressionante quanto as cascatas, é a sensação de caminhar na borda do cânion.
A trilha começa no Centro de Visitantes, leva em torno de 1 h, percorre-se 1,4 km pelas bordas do cânion.

A trilha do Cotovelo
Mirante com vista imperdível dos paredões do Cânion Itaimbezinho. Caminhada fácil por estrada até um mirante natural com uma visão geral do Cânion, percurso de 6,3 quilômetros que leva em torno de 2:30 horas. Atenção: o último horário para fazer a trilha é às 15:00 hs.

Trilha do Rio do Boi - por dentro do abismo
Para aqueles que gostam de atividades mais radicais, esta trilha é a mais indicada. Caminha-se por dentro dos paredões de 700m formados pelo Cânion Itaimbezinho, seguindo o leito do Rio do Boi. São 8 km (ida e volta) que são percorridos em 7 horas. Trilha longa e cansativa, com muitas pedras e diversas travessias do rio do Boi (dependendo do nível do rio a água pode estar acima do joelho), com ótimas piscinas para um banho gelado.

As fotos que seguem são da trilha do vértice, num dia nublado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário