quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Salto do Yucumã - Derrubadas/RS: o retorno!



Eu já escrevi sobre o Salto do Yucumã aqui. Mas hoje quero postar fotos atualizadas, já que faz duas semanas que lá estive. O local continua lindo e a estrutura melhorou um pouco desde a última vez em que lá estive. Conta com churrasqueiras cobertas - tipo quiosques -, além das churrasqueiras ao ar livre e com banheiros.  Há, também, algumas mesas com bancos espalhadas pelo local. Entretanto, não há onde comprar nada, nem uma água sequer.

Então, quando você for para lá, leve água, repelente, protetor solar e algum lanche se quiser fazer um pique-nique. Se quiser fazer um churrasquinho, chegue cedo aos domingos para pegar lugar ou então divida a churrasqueira com alguém solícito (o que aconteceu com a gente). O local de acampamento é pequeno e naquele domingo havia umas 200 pessoas por lá.

Vista-se e calce-se confortavelmente.

Preste atenção nos horários do Parque: a última entrada é às 15h, porque às 17 fecha-se o portão. E são 15km de estrada de chão dentro do Parque, entre o acesso principal e o local de descanso.

O acesso é de estrada asfaltada. Mas, atenção: quando se está chegando à entrada do Parque, tem um pórtico. Logo após esse pórtico a estrada pavimentada termina sem qualquer placa informativa, começando um trecho de mais ou menos 700m de estrada de chão.

O ingresso para carro custa pouco mais que R$ 11,00 (onze reais).

No mais, aproveite o local, pois o único salto longitudinal do mundo, com 1800m de queda, corre o risco de desaparecer pela obra do homem (usina hidrelétrica de Roncador). Ah, e passeio de barco só tem pelo lado argentino. Nós, os brasileiros, só ficamos com vontade de voar nas águas do Rio Uruguai...


Pórtico de entrada do Parque Estadual do Turvo


Estrada no interior do Parque - são 15km até a área de lazer.

Pegamos até engarrafamento na estrada!

Área de lazer onde ficam as churrasqueiras e banheiros.

A primeira vista do Salto do Yucumã

Adicionar legenda



ao fundo, o bote argentino







Óbvio que tinha que ter uma polar, pq a melhor é daqui!

trecho de chão entre o pórtico na estrada e o portão de acesso ao Parque.



Nenhum comentário:

Postar um comentário