domingo, 1 de abril de 2012

Machu Picchu III: manual de sobrevivência




Que Machu Picchu é sensacional, não preciso aqui repetir. Já escrevi sobre a realização de mais um dos meus tantos sonhos aqui e sobre os principais pontos de visitação da cidadela aqui. Mas este post tem por objetivo ser mais prático.

Minha primeira dica: hospede-se na noite anterior em Águas Calientes para poder chegar na cidadela bem cedo, antes do tumulto. E assim você terá uma experiência única, de ter Machu Picchu quase que só para você. Por volta de 11h, chega o pessoal que vem direto de Cusco, lotando a cidadela. O primeiro ônibus parte de Águas Calientes às 5h30min e são 30min de viagem. A partir deste horário, sempre que o veículo estiver com lotação completa, parte rumo ao topo da montanha.

A segunda dica: leve uma mochila leve. E nela: a água que você vai consumir, pequenos lanches (barrinhas de cereal, frutas, nozes, bolachinhas, etc.), protetor solar e labial, óculos de sol, capa de chuva (se for a estação das chuvas), chapéu e uma sacolinha para recolher o lixo. Compre o seu lanche antes de embarcar no ônibus (na frente da estação tem vários barzinhos onde você pode comprar), porque na entrada do Parque é tudo muito caro. Carregue seu lixo com você. Dentro do Parque não há lixeiras e nem onde comprar nada. Lembre-se que você vai ficar, no mínimo, 5h lá dentro.

A terceira dica: dentro do Parque também não tem banheiros. Então, aproveite-os antes de passar pelo portão principal. Depois, só na volta.

A quarta dica: roupa leve e confortável. Este conselho serve, também, para os calçados.

A quinta: contrate um guia particular para que ele lhe explique o que cada detalhe significa. Caso contrário, se você não estudou nada sobre os Incas, tudo vai virar um amontoado de pedras (sim, eu já ouvi gente dizer que foi lá e odiou...). Indico o Darcy Figueroa para guia. Ele é maravilhoso, sabe tudo sobre o lugar e te leva em recantos especiais.

A sexta: compre seu ingresso para subir o Wayna Picchu com antecedência. Somente 400 pessoas por dia podem subir. A primeira turma sobe entre 7h e 8h da manhã e a segunda, entre 10h e 11h. Você assina um termo de compromisso assumindo a sua responsabilidade sobre as suas condições físicas e mentais para aguentar a árdua subida. É quase um rapel rumo ao céu... Levei 1h30min para chegar no topo, mas vale cada passo! Na volta, você carimba o seu passaporte!

Sétima: faça meditação e sinta a energia local invadir sua alma e seu coração.

Oitava: antes de visitar Machu Picchu, recomendo que outros sítios arqueológicos sejam visitados (Sacsayhuamán, Ollantaytambo, etc.), pois a Cidadela Inca é o mais bem preservado, onde se tem uma visão do todo e onde a gente se pergunta: como eles conseguiram?

Nona: você tem que fazer o check out do hotel antes de subir para a cidade inca. Calma! Você deixa a sua mochila na portaria do hotel e pega na volta. E no hotel que ficamos, ainda tomamos banho antes de pegarmos o trem de volta para Cusco, por Us$ 3,00 por pessoa, com direito a toalhas, sabonetes e shampoo.

Décima: tire muitas fotos, de todos os ângulos, mas não pense em retirar nada de lá, porque é tudo muito bem vigiado, inclusive com sistema de câmeras. Até mesmo porque viajante que é viajante quer deixar o lugar intocável para outros viajantes, não é mesmo?

Se lembrar de mais alguma dica, volto aqui e escrevo. Por enquanto, é isso. Mas uma coisa é certa: você vai amar Machu Picchu!






3 comentários: