segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cusco ou Cuzco ou Q'osqo, como você quiser!





Q'osqo significa o umbigo do mundo, a capital do Império Inca, capital de Tahuantinsuyu, Está situada na região do Vale Sagrado dos Incas, a uma altitude de 3.400m acima do nível do mar. É a capital do Departamento e da Província de Cusco.

Historiadores apontam Manco Capac como sendo o fundador desta bela cidade, que, naquele tempo, tinha o formato de um puma, animal sagrado para o incas, representante do mundo dos vivos.


Depois do fim do império, em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro, invadiu e saqueou a cidade. A maioria dos edifícios incas foi arrasada pelos clérigos católicos com o duplo objetivo de destruir a civilização inca e construir com suas pedras e tijolos as novas igrejas cristãs e demais edifícios administrativos dos dominadores, desta forma impondo sua pretensa superioridade européia. Tanto isso é verdade, que a atual catedral de Cusco está erguida sobre alicerces incaicos.

De forma interessante, o grande terremoto de 1950, destruiu uma grande parte da cidade, menos aquelas de origem puramente incaica. Aliás, eram grandes arquitetos os incas.




Praça de Armas com a Igreja da Companhia de Jesus ao fundo. Abaixo, o Museu de Têxteis, que fica a Avenida do Sol.


Painel colorido, mostrando parte de uma cruz inca, do puma, da folha de coca.


O brasão de Cusco.




A catedral possui três naves, sendo que os altares são em ouro e prata. O principal deles é em homenagem à Sagrada Família. Dentro dela, também, se pode observar diversas pinturas da Escola de Arte Cusqueña, especialmente uma Santa Ceia em que retrata os costumes locais, pois ao invés do vinho, tem-se a chicha de jora (fermentado, tipo cerveja, produzido a partir do milho mascado). Tem, também, um cuy (porquinho da índia) representando uma carne muito apreciada na região.





Cusco possui mais de 300.000 habitantes hoje em dia. E ali se ouve todos os idiomas do mundo. No fundo, ao alto, lado direto da foto, o nosso hotel.







2 comentários:

  1. Cusco é linda demais!!! Estava hj mesmo revendo minhas fotos de lá pq ainda não terminei de escrever dessa viagem no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei Cusco. Quero muito voltar e ficar de bobeira por lá, sentada na praça, olhando o povo passar...

      Excluir