quarta-feira, 13 de junho de 2012

Trajeto para ir do RS a Foz do Iguaçu





Este foi o trajeto que fizemos para irmos de FW até Foz do Iguaçu, passando pela Argentina. A distância diminui sensivelmente e as estradas são muito superiores às brasileiras. Sem contar o trânsito, que é inexistente...

Voilà, saímos de FW seguimos até Irai e passamos a ponte do Rio Uruguai para Santa Catarina. Seguimos em frente até encontrarmos a BR-282. Neste trevo, pegamos à esquerda, na direção de São Miguel D'Oeste. Dali, seguimos até a fronteira com o Paraná. Já na BR-280, pegamos à esquerda, na direção de Bernardo de Yrigoyen.

Atravessamos a fronteira e fizemos os trâmites aduaneiros. Ali, conhecemos um brasiguaio que estava indo para o Paraguai e se ofereceu para nos mostrar o caminho. Meio desconfiada, perguntei-lhe o roteiro e confirmei com o guarda. Tudo certo.

Da aduana, saímos à direita para pegar a Ruta 101. Por ela fomos até Andresito, passando por San Antonio. Esta estrada é ótima, apesar das curvas. O pavimento parece um tapete e não tem movimento. Dá para andar legal.

Ao chegarmos em Andresito, em razão de que a Ruta 101 dali para adiante não é pavimentada, pegamos a Ruta 19, até Wanda. Em Wanda, a gente atravessa a cidade sempre na mesma avenida até que ela termine, já na Ruta 12.

Quando chegamos no trevo de acesso à Ruta 12, pegamos para a direita, no sentido de Puerto Iguazú. Dali em diante a estrada é melhor ainda - e mais habitada. Um pouco antes de Puerto Iguazú tem um posto da Gendarmería Argentina. Eles nos pararam, perguntaram se estava tudo bem e nos mandaram seguir.

Chegando em Puerto Iguazú, pegamos para a direita para sairmos direto na Ponte Tancredo Neves e entrarmos de volta no Brasil. Para fazer a migração não é preciso nem sair do carro, porque são uns guichês. Achei muito bem organizado. Rapidinho estávamos na terrinha de novo.

O trajeto é tão bom que na volta o repetimos, sem a ajuda do brasiguaio. E não nos perdemos em nenhum momento.

Se o trecho argentino foi maravilhoso, o brasileiro foi um estresse só. Cheio de caminhões, carros, aranhas e afins. Sem contar a estrada, que é ruim, perigosa e, em alguns momentos, sem acostamento.

Conclusão: mesmo que se tenha que providenciar Carta Verde (e se o seguro do teu carro é para a América do Sul não é preciso) e ter 2 triângulos, vale a pena. 

De resto, confira aqui  e aqui os documentos necessários para se dirigir na Argentina. Não existe a necessidade de cambão, mortalha, kit de primeiros socorros (embora a gente tenha levado o cambão e o kit).

Aqui está a lei argentina, cujo artigo 40 diz o que é necessário para dirigir lá. Sugiro ao leitor que imprima e leve consigo para eventualidades.

Buen viaje a usted!




18 comentários:

  1. Bom relato :)

    Fui para o Paraguai partindo de Pato Branco-PR, fiz o mesmo caminho. A minha dúvida é: porque devemos sair da ruta 101 e virar a esquerda na 19 e passar por wanda? se for reto, se não me engano a estrada é de terra.. será que não seria mais viável?

    tgugelmin@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago. Obrigada!
      Pois é, a gente não seguiu reto na Ruta 101 exatamente porque é de terra (não sei se já a asfaltaram) e também porque estava caindo a noite e viajávamos com crianças. Mas imagino que seguindo por ali, pela Ruta 101, haveria uma boa redução de quilometragem. E também chegaríamos em Foz margeando o Parque Iguaçu. Desconheço as condições desse trecho!
      Continue visitando o blogue. Estou sempre pondo uma dica ou outra.
      abraços.

      Excluir
  2. Oi,do comentário acima...achei esta uma boa opção de trajeto também..(rua não pavimentada) mas pelo que vejo não é muito povoado, o melhor seria viajar nesse trecho de dia, checar os pneus, o estepe.
    Alguem sabe se teria uma boa opção em lojas de venda de pneus nesta região, tipo auto center?

    A quem interessar recomendo o trecho realizado por mim saindo de Bernardo de Irigoyen-Posadas-Buenos Aires-Rawson-Punta Tombo-Las Plumas-San Carlos de Bariloche.. 30 dias-10.200km.
    Muito deserto em La Pampa até Rawson/Chubut; Pinguins e muito frio em Punta Tombo; deserto por Las lumas e Los Altares até as pré cordilheiras e finalmente paisagen montanhosa e gelada até Bariloche.
    Demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não fizemos essa rota não pavimentada porque já era quase noite. Em Andresito e Wanda deve ter, mas aquela é antes do trecho de chão e se for por ele não passa em Wanda...

      Quanto ao teu roteiro, gostei muito. Manda para deabe1971@gmail.com.

      Excluir
  3. olá quantos KM dá de Bernado de Irigoyen até Foz do Iguaçu ??? tem Gnv na Região a gasolina por ali é mais barata??? desde já agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gasolina na Argentina é muito mais barata e possui maior octanagem que no Brasil. Quanto a GNV confesso que não observei... A distância, segundo aquele mapa do post, gira em torno de 220km. Se optar por seguir pela 101, que não era pavimentada à época (2012), a distância cai para 160km.

      Excluir
  4. p´´odes colocar os documentos necessarios para dirigir na argentina pois nao consegui visualisar

    pode ser no e-mail marciojpedot@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcio.
      Obrigada pela visita. Conferi os links e realmente não estão mais disponíveis. Refiz a pesquisa e achei as informações em um saite do Guia 4 Rodas, que é superconfiável e que tem a ver com o que escrevi no post, que já está atualizado. O saite da embaixada argentina no brasil, não o porquê, não está no ar, embora eles estejam anunciando um novo saite. De qualquer sorte, deixei ali o link e vou monitorar a situação. De qualquer sorte, te mando por e-mail o link do Guia 4 Rodas.abraços.
      Andrea

      Excluir
    2. Aqui está a lei argentina com os requisitos para circular no item 40. http://www.insurer.com.ar/leyes/transito.htm. Sugiro que imprimas e leves contigo para eventualidades.

      Excluir
  5. É vdd que comentam que se acontecer algo cm vc ou seu carro nas estradas Argentinas, vc fica sem assistência lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, obrigada pela visita!
      Olha, nunca tive problemas por lá e também não sei de ng que tenha ficado sem assistência.
      Andrea

      Excluir
  6. e melhor por Eldorado pela ruta 19 voce volta quase em capanema costeia o rio iguaçu segue a ruta 12 em Eldorado vira a esquerda atravesa a cidade segue reto sai em deonisio 160 km isso sentido foz deonisio

    ResponderExcluir
  7. boa noite para roda pelas estradas Argentina tenho que ter 2 triangulos e a carta verde e documentos só identidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, agradecida pela visita. Nesse saite vc tem as informações de que necessita.
      https://www.dicasdaargentina.com.br/2016/06/como-dirigir-na-argentina.html

      Excluir
  8. Ola boa noite vcs poderia me mandar as dicas pois vou sair de São Leopoldo pela a 386 e vou entrar em Porto Maua com destino a foz do iguaçu e quero ir pela Argentina tem gasolina qual a documentação necessitaria toda dica e bem vinda desde ja agradeço meu E-mail sidneitur@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, agradecida pela visita. As dicas estão no post. Não tenho informações atualizadas sobre o preço da gasolina. Quanto aos documentos, este post pode te ajudar: https://www.dicasdaargentina.com.br/2016/06/como-dirigir-na-argentina.html

      Excluir
  9. Se minha identidade é antiga ela vale para entrada na argentina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, agradecida pela visita. O RG deve ter 10 anos de emissão, no máximo, e estar em perfeito estado de conservação. Caso contrário, não será permitido o seu ingresso no país com este documento.

      Excluir