quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ecomuseu - Foz do Iguaçu/PR



O Ecomuseu é mais um empreendimento da Itaipu Turismo. Foi criado para preservar a história da própria Usina, como também para preservar os achados arqueológicos encontrados na região por ocasião das obras.

Em seu interior, dentre outras atrações, há uma maquete da hidrelétrica e uma outra da Bacia Hidrográfica do Paraná.





Há a recriação de habitats da região, com animais 'empalhados'. Mas calma, os bichos não são sacrificados para esta finalidade e a técnica correta é a taxidermia. 

Segundo a monitora me informou, são animais que foram encontrados ou mortos ou doentes e que não resistiram, embora fossem levados a tratamento. 




O visitante percorre um circuito dividido em módulos que apresentam desde a ocupação da região da usina na margem brasileira até os projetos de conservação ambiental da Itaipu. Dentro desse roteiro estão atrações como os espaços temáticos de água e energia. Há também uma réplica do eixo de uma turbina em atividade, com direito aos ruídos característicos do coração da usina. Um painel de fotos 3X4 homenageia as 40 mil pessoas que trabalharam na construção da hidrelétrica.






Apesar do cansaço, isso já era final de tarde, todos nós curtimos o museu, que nos surpreendeu positivamente. Recomendamos a visita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário