domingo, 8 de julho de 2012

Teatro Colón - Buenos Aires


O Teatro Colón é um espetáculo a parte em Buenos Aires. Construído em 1857, funcionou até 1908, quando as atuais instalações foram inauguradas, nas proximidades da Plaza de Mayo.  Após mais de 20 anos em obras, e com diversos arquitetos comandando as obras, foi inaugurado com a Ópera Aida, de Giuseppe Verdi.

Depois de um período fechado para reformas, o Teatro foi finalmente reaberto em 2010.

A sala principal é em formato de ferradura e acomoda cerca de 3500 pessoas ao todo. Em se tratando de acústica, é o terceiro melhor do mundo, perdendo para a Ópera de Viena e para a Opera de Paris, somente.

Possui, em seu hall, vitrais importados da Europa. E na abóbada superior da sala principal há uma cúpula pintada por Raúl Soldi. Interessante que sobre a cúpula existem lugares para alguns cantores, dando a impressão, para quem está assistindo, que o canto provém do céu.

No segundo andar, há uma sala inspirada no Salão dos Espelhos, do Palácio de Versailles. Ali acontecem pequenos concertos. Dizem que nos áureos anos de Buenos Aires era nesse salão que tudo acontecia. E as pessoas que o frequentavam tinham que saber que aquelas poltronas era estilo Luis XV e que eram originárias de Paris. Caso contrário, o seu interlocutor, notando a ignorância, afastava-se para conversar com pessoas mais cultas. Nessa mesma época, os empresários mandavam os filhos para estudar em Paris. Mas na verdade eles iam para aprender os modos dos parisienses para depois imitá-los em Buenos Aires.

Além de espetáculos pagos, há concertos com entrada livre, também. Infelizmente não tivemos sorte, pois não conseguimos mais ingressos para essa apresentação.

O Teatro, que se localiza entre as ruas Cerrito, Viamonte, Tucumán e Libertad, bem no Centro de Buenos Aires, perto do Obelisco, pode ser visitado. As visitas guiadas saem de 15 em 15 minutos e há, inclusive, em inglês e português em alguns horários específicos. Saiba mais aqui. Os preços estão atualizados (julho 2012).

Antigamente, na visitação estavam incluídas as oficinas, porque tudo o que é preciso para um espetáculo é produzido no próprio Teatro. Existe a oficina dos cenários, da produção de roupas, de sapatos, etc. Entretanto, atualmente, esta visita não está permitida, porque as oficinas estão em reformas. Acredita-se que para 2013 reiniciará o programa de visitas aos talleres. Inclusive, segundo nos informaram, serão duas visitas diferentes: uma a do Teatro, outra a dos talleres

Como eu conheci o Teatro há muitos anos, posso dizer que vale a pena visitar ambos. São 3 andares de subsolo só de oficinas. E eles avançam sob a Calle Cerrito, chegando inclusive na 09 de Julio. Mas isso somente será possível no próximo ano. Se o calendário das obras for cumprido.








Nenhum comentário:

Postar um comentário