terça-feira, 23 de abril de 2013

Bistecca alla fiorentina - o prato típico da Toscana







A Bistecca alla Fiorentina é um prato de carne típico da cozinha italiana muito tradicional na região da Toscana. Consiste em um corte do filé bovino, geralmente de um animal da raça Chianina da faixa de 10 a 15 meses de idade. Essa parte é bem espessa e contém osso. O nome desse filé provém da antiga tradição florentina de celebrar a festa de São Lourenço. A comemoração era patrocinada pela Família Médici no dia 10 de agosto de cada ano, quando a cidade ficava toda iluminada e carne bovina era servida em grande quantidade a toda a população. Viajantes ingleses que apreciavam a carne nessa festa, a pediam como “beaf-steak”, daí o nome italianizado para bistecca.


Modo de preparo:


A Bistecca alla Fiorentina é assada na grelha com brasas de carvão, que vão secando a carne durante a cocção. Cada lado do ‘’filé’’, em peças de 1 a 1,5 kg de 5 a 6 cm de espessura, é exposta às brasas durante 3 a 5 minutos. O cozimento final é feito com a carne na vertical, apoiada sobre o osso em T, por 5 a 7 minutos. É costume salpicar com um pouco de óleo de oliva (para proporcionar aroma), pimenta moída e ervas. Deve ser acompanhado com vinho chianti é servido com rodelas de limão e favas toscanas.

Nós a degustamos na Osteria Dall'Oste, em Florença. E aprovamos.





* as informações são da Wikipedia.








Um comentário:

  1. Deu água na boca... posts como este nos inspiram cada vez mais viajar e conhecer esse mundo tão cheio de experiências a serem descobertas. Parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir