domingo, 14 de setembro de 2014

Olinda/PE


Quando se fala em Olinda, qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Que ela se limita ao centro histórico e, por isso, se trata de uma cidade pequena? Ou aquela frase dita, em tese, por Duarte Coelho quando chegou ao local: "Oh, linda situação para se construir uma vila!'? Talvez você pense no carnaval e nas ladeiras de Olinda... Bem, não importa o que vem à sua cabeça, o que importa é que Olinda é realmente linda, apesar de seus quase 400.000 habitantes (não, você não leu errado, queridíssimo leitor!).


Suas ladeiras transpiram história em cada porta, em cada janela. Se for perto do carnaval, estarão lindamente decoradas! Olinda foi o segundo centro histórico brasileiro a ser declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, isso em 1982, perdendo apenas para Ouro Preto/MG.


Abriga diversas igrejas, seminários e conventos lindamente decorados. Muita arte barroca aqui se encontra. É a sede, também, da primeira faculdade de Direito do Brasil. E fica grudadinha no Recife.


Olinda é terceira maior cidade de Pernambuco e possui, apenas, 43,55 km². Saiba mais aqui.


Foi a segunda vez que estive em Olinda. Da primeira, cerca de 12 anos atrás, fiz apenas um citytour por suas ladeiras, com o guia sempre me chamando, pois eu ficava para trás para tentar absorver mais de sua história, beleza, cultura... Jurei que voltaria. Voltei. Mas fiquei 24h apenas. 

Nos próximos posts vou contar o que consegui visitar em tão pouco tempo neste histórico sítio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário