domingo, 7 de dezembro de 2014

Museu Histórico Municipal - São Francisco do Sul/SC


O primeiro lugar que visitamos foi o Museu Histórico de São Francisco do Sul, que é uma das mais antigas edificações da Ilha de São Francisco e fica bem pertinho da Pousada Solar da Beira, onde estávamos hospedados.

O prédio foi construído no final do século XVIII para abrigar a Câmara de Vereadores e a Cadeia Pública, tendo abrigado diversos líderes revolucionários por ocasião da Guerra do Contestado. Nessa época se chamava Palácio da Praia do Mota. 


O Museu Histórico Municipal, cujas salas que acolhe o acervo são antigas celas, conta a história da comunidade francisquense através de fotos, objetos, documentos, etc. Na primeira sala, há documentos da época escravagista, bem como linda tela pintada a óleo, datada de 1911, ilustrando a Baía da Babitonga.
 O farol, que ainda funciona, foi o primeiro a ser instalado na região. Abaixo, a comprovação de que Getúlio Vargas, então Presidente do Brasil, esteve na região, deixando aos francisquenses os talheres que utilizava na sua embarcação. Há, também, o registro de sua assinatura em livro de visitas.



 


No pátio, encontramos a cela solitária, que era utilizada na detenção de doentes mentais e perigosos criminosos. Também, um carro fúnebre muito antigo.


 

Do andar de cima, tem-se essa vista da Baía Babitonga. Nesse andar funciona uma sala de exposição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário