domingo, 10 de maio de 2015

Expedição Europa 2015: 22 dias entre França, Andorra e Espanha



Aproveitando um final de semana de promoções, em julho de 2014, emiti as passagens para janeiro de 2015 para a Europa. Seria a minha terceira vez nesse continente de que tanto gosto. E pela primeira vez a Valen iria conosco.

Na verdade quem escolheu parte do roteiro foi ela. Num domingo à noite, estávamos conversando sobre lugares a serem visitados e ela me pediu para ir na Disney. Como eu ainda não tenho visto americano (sim, eu não o tenho!), imediatamente me dei conta de que existe Disney na Europa: a Disney Paris. E mais: eu poderia conjugar o mundo Disney com muita cultura, paisagens lindas, castelos, museus e, de quebra, conhecer a Espanha, a queridinha da vez! Foi assim que nasceu o roteiro! :)

Aéreo:

 Pensando nisso, emiti as passagens da seguinte forma, após pesquisar os preços no saite da TAM, pois queria utilizar meus pontos: POA/GRU/CDG no dia 21 de janeiro de 2015 (após o dia 20 de janeiro os preços melhoram bastante) e a volta no último dia do preço promocional (11/02/2015) saindo da Espanha: BAR/GRU/POA. Foram 80.000 pontos utilizados, 40.000 em cada perna da viagem. As demais passagens foram emitidas mediante pagamento de tarifa promocional. As aeronaves foram TAM, tanto na ida (B777) como na volta (A330). Aliás, bem confortáveis e com ótimo entretenimento a bordo, inclusive infantil.

Roteiro:

Bem depois das passagens emitidas é que pensei em roteiro. Eu só sabia que a chegada na Europa era por Paris e que a saída era por Madri. De resto, nada programado. 

Para ajudar um pouco, comprei os guias Lonely Planet França, Paris e Barcelona. Para Espanha, utilizei um que havia ganho de presente, da National Geographic e para Madri, em específico, peguei um miniguia, tipo top 10, que já tinha em casa, pois o tempo seria curto por lá. E nem venci o top 10...

Olhando no mapa do Google Maps, assim executamos a viagem, mas este não é o roteiro original. Tivemos que desistir de conhecer Rocamadour, Saint-Cirq-Lapopie, Cordes-Sur-Ciel, Albi e Carcassone em razão do mau tempo na região. Acabamos visitando Toulouse, que seria só para um pernoite, originalmente.


Seguro Saúde:

Nunca viajo sem um seguro saúde. Já comprei vários, já precisei usar um certa vez em Buenos Aires. Desta vez, aproveitando uma promoção da Black Friday, comprei da Mondial Assistance. Como não precisei utilizá-lo (ainda bem, porque seguro a gente paga para não usar), não tenho nada a dizer.


Na sequência, comentarei os roteiros por países, bem como linhas gerais sobre hospedagens, transportes, alimentação.



Programação:

 Na França ficamos 10 dias, assim divididos: 3 dias em Paris, 2 dias em Marne-la-Vallée, 2 dias na região do Vale do Loire, 1 dia na região de Limoges, 2 dias em Toulouse.


Locomoção:

Contratamos um transfer de chegada com a empresa Taxileader, que nos deu desconto na prestação do serviço. Optei por esta modalidade por ser mais em conta que o metrô, considerando sermos 3 pessoas e estarmos com 2 malas grandes e pesadas, mais bagagem de mão. Quando chegamos, o motorista estava nos aguardando no desembarque, conforme previamente combinado. No post próprio comentarei mais sobre a empresa.

Em Paris mesmo, só andamos de metrô. Como já comentei outrora, muito fácil e rápido. Comprávamos 10 tíquetes por vez, porque entendemos que o Paris Visit sairia mais caro, tendo em vista que já conhecíamos a cidade e tínhamos outra proposta desta vez.

Para a Disney Paris, contratamos a empresa França Entre Amigos, que foi uma excelente parceira nessa viagem. Este transfer foi apoiado pela empresa, que nos concedeu um bom desconto. Eles fazem transfer in/out também. Haverá um post específico para a empresa.

Depois, alugamos um carro, uma Meriva. Com o veículo fizemos o interior da França, entre Marne e Toulouse. Utilizamos o Google Maps do celular do Jaime como GPS, que nos levou até os confins da França.

Telefone celular:

Em Paris, compramos um chip da Orange. Tínhamos acesso à internet e créditos para ligações locais e para o Brasil. A conexão foi excelente durante todo o período.



Hospedagem:

Em Paris, optei por alugar um apartamento. Em Marne-La-Vallée, Amboise e Toulouse, ficamos em hotel sem café da manhã, exceto neste último. No Vale do Loire e em Solignac, Chambre D'Hôte, a pousada francesa.

Alimentação:

Comida de rua, restaurantes e feita em casa. 


Programação:

Chegada prevista para o início da tarde de sábado (31/01/15) em Andorra-la-Viella e partida no início da tarde de domingo, rumo a Barcelona. Em razão de nevasca, chegamos no início da noite de sábado e saímos no horário previsto.

Locomoção:

Entre Toulouse e Andorra e entre Andorra e Barcelona, contratei um transfer com a empresa Novatel, que nos ofereceu um desconto de 10% sobre o valor da tarifa comum. Mais um serviço de qualidade, que será explicado em post próprio.

Telefone celular:

Nem o número francês, nem o brasileiro funcionou em Andorra. Como ficaríamos apenas uma noite, nem pensamos em comprar chip.

Hospedagem:

Em hotel, com café da manhã incluído na tarifa. 

Alimentação:

Restaurante.





Programação:

Nosso roteiro na Espanha ficou assim: 4 dias em Barcelona, 2 dias em Segóvia (considerando o deslocamento), 4 dias em Madri, sendo que um em Toledo. Desistimos de Avila em razão do mau tempo.



 Locomoção:

Em Barcelona, utilizamos somente metrô. Alugamos um carro para viajarmos até Segóvia e Ávila e de lá até Madri. Em Madri, somente metrô, também. Mais uma vez o telefone do Jaime foi o nosso GPS.

Telefone celular:

Compramos outro chip Orange, com internet ilimitada, ligações locais e internacionais por um bom preço.

Hospedagem:

Em Barcelona e Madri, optei por alugar um apartamento. Em Segovia, ficamos em hotel sem café da manhã. 

Alimentação:

Comida de rua, restaurantes e feita em casa. 




Um comentário: