domingo, 6 de março de 2016

Château du Clos Lucé - Vale do Loire/FR


Eu tinha muita curiosidade para conhecer um pouco mais do mundo de Leonardo da Vinci. E sabendo que ele morou aqui os últimos três anos de sua vida, a visita a este museu era obrigatória. Para introduzir a Valentina no mundo de Leonardo da Vinci, comprei a ela um livro sobre a obra dele, como contei aqui e a levei a uma exposição sobre ele, que ocorreu na Univates ainda antes da viagem.

Durante o período em que esteve em Amboise, a convite do Rei Francisco I, dedicou-se a concluir suas invenções e a estudar grandes projetos encomendados pelo monarca a ele. Assim, o Castelo do Clos Lucé, propriedade da família de Saint Bris desde há dois séculos, apresenta o conjunto da obra de Leonardo da Vinci.

É possível se visitar o quarto e o gabinete de trabalho de Da Vinci, a cozinha, as salas renascentistas, a capela e seus afrescos pintados por seus discípulos, bem como 40 de suas invenções em diversas áreas. Dentro, há uma exposição com maquetes e no jardim, maquetes em tamanhos grandes, que podem ser testadas pelos visitantes.


Cama de Leonardo da Vinci

Objetos de Ana de Bretanha


Cozinha

Monalisa


maquetes

Após visitar o interior do castelo, o passeio pelo Parque é obrigatório (mesmo com chuva e frio, como aconteceu conosco). Durante esse trajeto, você encontra 16 máquinas gigantes e acionáveis, podendo testar - e concluir que ele estava certo! - cada uma delas. Além disso, há 32 telas translúcidas, em que estão representados os desenhos e pormenores dos quadros do gênio. É possível, ainda, ouvir os pensamentos dele em 8 pontos sonoros, em diversos idiomas.







Todo o parque é lindo. Tem local para piquenique, brinquedos para crianças. Mas o recanto mais bonito e que realmente parece uma pintura renascentista é o Jardim de Leonardo. Um cantinho que somente se compreende a sua grandiosidade quando se chega nele. Não há palavras para descrevê-lo! A gente se sente dentro de uma pintura! Diz que era ali que Leonardo se inspirava e estudava botânica. Leonardo morreu em 02/05/1519.




Mais informações você encontra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário