domingo, 9 de outubro de 2016

Como conciliar ano letivo e viagens com crianças - Blogagem Coletiva


Google Pictures


Este post integra uma blogagem coletiva, em que vários blogues de viagens escrevem sobre o mesmo tema. Conheça outras blogagens de que já participamos aqui. O tema eleito para hoje é como conciliar o ano letivo com as viagens com os filhos estudantes.

Para quem ama viajar, o calendário escolar é um problema, porque acaba por engessar o ano. Além disso, janeiro (na verdade, do meio de dezembro em diante) e julho são considerados meses de altíssima temporada. Logo, os preços sobem à estratosfera, mais ou menos, ficando impraticáveis.

Nunca gostei de faltar altas e nunca gostei que a Valen faltasse, também. Entendo que as explicações dadas em sala de aula são deveras importante para os alunos. Mas entendo, também, que a experiência proporcionada aos pequenos numa viagem em família é inesquecível.

Antes de ela entrar no ensino fundamental, não a levei para viagens longas. Apenas deslocamentos de carro entre a cidade em que morava e a casa de meus pais ou outros familiares. Sou funcionária pública e volta-e-meia mudo de ares. Não havia problemas em faltar aulas.

A primeira viagem maior que fizemos com ela, foi para o Uruguai, numa roadtrip inesquecível. Mas era janeiro. Não houve prejuízo. Também quando elegemos a Europa, na Expedição Europa 2015, optamos por voar final de janeiro (depois do dia 20 o valor das passagens diminui sensivelmente) até meados de fevereiro.

Calle de los Suspiros - Colonia do Sacramento/UY - 2010

Na Disney Paris - 2015
Nas férias de julho, já viajamos para o Chile (2013) e para Curitiba e arredores (2014).



 Em outras oportunidades, aproveitamos de feriados para alguns passeios. Visitamos Rio de Janeiro (2011), Brasília (2012), Foz do Iguaçu (2012), Posadas (Argentina), dentre outros. Nessas oportunidades ela até faltou uma ou duas aulas, recuperando o conteúdo depois.


O maior problema que percebi foi quando fomos a Natal, em 2013. Ela perdeu 4 dias seguidos de aula. Na volta, foram 15 dias para conseguir recuperar o conteúdo, o que gerou um estresse muito grande nela e em mim, principalmente. Desde então decidimos: para viajar com ela ou é período de férias ou algum feriado em que ela perca no máximo duas aulas. Ainda mais que agora a escola em que ela estuda possui um alto grau de exigência e as notas dela não estão lá essas coisas, que autorizem um período maior de faltas.





E você, como conjuga sua paixão por viajar e o calendário escolar? Conte para a gente. Visite outros blogues que escreveram sobre o tema, também.


16 comentários:

  1. Funciona assim mesmo Andrea, eles vão crescendo junto com o nivel de responsabilidade e carga de conteúdo e, com isso, vamos nos adaptando à essa nova realidade!!! Um bj

    ResponderExcluir
  2. Andrea, meu filho está com 7 anos agora e ele sempre viaja comigo. Mas nunca se ausentou por muito tempo das aulas. Até hoje o máximo que deixei ele faltar foi uma semana, mas combinei com ele que teria que repor toda a matéria dada. Não achei que ele teve algum prejuízo em função de suas faltas. Pode ser que mude de ideia quando ele crescer mais um pouquinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!

    Acho que tua situação está bem parecidinha com a minha (infelizmente????) Tenho achado realmente complicado agora que eles estão crescendo... o Pedro já tem 13! Ano que vem estará no último ano do fundamental!

    Bom, mas tenho fé que vamos encontrar maneiras de viajar, nem que seja com ainda mais planejamento e ginástica!!!

    beijos,

    Pati

    ResponderExcluir
  4. Ai Andrea
    Nem me fale de stress...como comentei lá no post, eu sinceramente nunca havia imaginado que a nossa filhota iria sofrer tanto para recuperar o conteúdo perdido quando voltamos de 3 semanas maravilhosas pela Europa.
    Mas, é isso, respeitar os limites e o perfil dos filhotes.
    Bjo e obrigada pela sua visita lá no Diário de Viagem.

    ResponderExcluir
  5. Oii...aqui minha filha mais velha tem 9 anos, ela tem dado conta do recado de viajar em pleno período letivo, mas optamos por novembro ou algum período que chamo de 'entresafra' (entre um período de provas e outro). Já venho analisando as aulas há um certo tempo e muitas vezes de 5 aulas no dia, ela só tem 3, 4 por alguma atividade extra na escola: semana da pintura, semana da ecologia, semana de sabe-lá-o-que... e eu aproveito essa deixa.

    Estudar o calendário escolar virou algo sagrado. Vejo qual é o período no ano onde tem mais dessas semanas (que, honestamente, não acho que sejam de grande aprendizado) e vou encaixando os roteiros por aí.

    Malabarismo total, mas faz parte..já que meu marido raramente consegue tirar férias em Julho/Dez e Janeiro.

    ResponderExcluir
  6. Essa é uma decisão que precisa ser tranquila tanto para a família quanto para a criança (ou adolescente), por aqui enquanto funcionar...vamos continuar viajando fugindo da super lotação dos lugares!

    Bjo, adorei teu post e as viagens..inspirador!

    ResponderExcluir
  7. Que amor a Valen pequeninha!
    Pois é, eles crescem e nossas viagens fora de época ficam quase impossíveis.
    Tudo questão de se adaptar a nova realidade.
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Andrea, as regras aqui em casa são parecidas: férias durante as aulas , apenas alguns dias, caso contrário, vamos ter que fazer um esforço dobrado e viajar nas férias!

    ResponderExcluir
  9. Você deve e achar uma louca kkkk. Todo ano fazemos pelo menos uma viagem com os meninos em época de aulas, ultimamente aproveitamos encaixar um feriado no meio ou pegamos muito 2 finais de semana, assim eles perdem 5 dias. Mas isso fazemos com a consciência tranquila porque eles são bons alunos e nunca tiveram problemas na volta. Essa decisão depende muito do perfil de cada criança, da escola e claro da forma que a família encara a situação.

    ResponderExcluir
  10. No retorno deve ser um estresse colocar tudo em dia né. Por aqui ainda não cheguei nessa fase, mas imagino. O ideal é tentar conciliar os feriados e faltar poucos dias mesmo. bjs

    ResponderExcluir
  11. Aqui ainda estamos na educacao infantil, mas acho importante o planejamento e que isso seja legal para os pequenos, pq no retorno são eles quem mais sofrem. Beijao

    ResponderExcluir
  12. Esse ano, após faltar oito dias em maio, por incrível que pareça, as notas do Isaac melhoraram. Mas as matérias demoraram muito para serem colocadas em dia. Decidimos que foi nossa última viagem durante as aulas.
    Abraços.
    Patricia Tayão.
    www.viajarhei.com
    @viajarhei

    ResponderExcluir
  13. Não é fácil conciliar mesmo a escola com viagens! Aqui os meus ainda estão na educação infantil e já sinto as dificuldades. Em agosto, quando viajamos, um bloco de atividades de um mês nos esperava! Demoramos mais de um mês para finalizar todas as atividades. Ainda bem que nessa fase ainda não tem provas, dificulta um pouco menos...

    ResponderExcluir
  14. Por aqui também não tem sido nada tranquilo colocar o conteúdo em dia após as faltas.
    decidimos tentar uma parceria de reposição com a escola. Se não conseguirmos, adeus faltas para viagens.

    ResponderExcluir
  15. Reposição da matéria perdida é sempre um drama... Parabéns pelo post e pelas experiências!

    ResponderExcluir