domingo, 2 de outubro de 2016

Museu Internacional de Ufologia - Itaara/RS

  

Toda a vez que passava por Itaara, pela BR-158, uma placa me chamava a atenção: Museu Internacional de Ufologia. Ela indica a entrada desse curioso museu, de propriedade de Victor Mostajo.
 

Na verdade, é muito mais que um museu de ufologia, já que em sua exposição encontramos um pouco sobre cosmologia, evolução da vida, paleontologia, arqueologia, astronomia e, sim, ufologia. A exposição começa contando sobre o big bang e a evolução da vida de Chares Darwin, passando pela era dos dinossauros, especialmente sobre os que foram encontrados em terras gaúchas, como o Pampadromeus Barberenai, considerado um dos mais antigos do mundo, descoberto em 2006, por Sérgio Cabreira, e chegando aos dias atuais.



 A missão do museu é "proporcionar aos visitantes o conhecimento e o desenvolvimento do espírito científico através dos temas: Cosmologia, Evolução da Vida, Paleontologia, Arqueologia, Astronomia e a Vida Extraterrestre/Ufologia, assuntos esses abordados e desenvolvidos de maneira clara e objetiva dentro de uma proposta pedagógica e com preceitos técnicos-científicos; bem como preservar e expor o acervo relacionado com a temática extraterrestre no âmbito nacional e internacional."

Conta, também, sobre os mistérios da lua e a chegada do homem nesse satélite. Apresenta uma réplica do módulo lunar Águia, que pousou na lua em 1969. Ao lado, está a roupa usada por Marcos Pontes, o astronauta brasileiro.

O Museu é afiliado  aos seguintes órgãos: International Council of Museums (ICOM); Instituto Latino-americano de Museus (ILAM); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Sistema Brasileiro de Museus e Sistema Estadual de Museus.


O objetivo não é provar que existe vida fora da Terra, mas questionar o tema profundamente, trazendo aspectos científicos para a discussão. Realiza visitas em escolas, bem como recebe escolas para visitas guiadas ao museu.

O caso mais intrigante que apresenta é o de Artur Berlet, o gaúcho que viajou para outro planeta. Em Acart, teria sido permanecido durante 8 dias e conhecido uma sociedade justa e avançada.

 

 Saiba mais sobre essa intrigante história aqui e aqui, bem como no vídeo que segue:

 


O museu funciona normalmente nos finais de semana e feriados, devendo a visita ser previamente agendada. É possível fazer o agendamento pelo telefone e o visitar em outro dia da semana, meu caso. A visita é guiada. Preciso dizer que a Valen, apesar de ter gostado muito do museu, sentiu um pouco de medo e até chorou. Mas logo passou. O guia da visita foi o próprio Victor e ele consegue prender a atenção do início ao fim, afinal de contas o tema é muito legal, não é mesmo?

Aqui estão as informações de contato, sendo necessário o agendamento prévio para escolas e grupos de turistas:

 (55) 3222.7669 - (55) 3223.6215 - (55) 91790096 (55) 84137257 ou pelo email cosmos@cosmosbr.org.br


Se você estiver passando por Santa Maria e região, agende sua visita. Você não vai se arrepender. Nós somos muito curiosas e ficamos no museu durante duas horas. E aviso: valeu cada segundo! Leve seu filho lá! Ele vai amar (e você também)!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário