sábado, 19 de novembro de 2016

Caminhos de Pedra I - Casa da erva-mate




A Serra Gaúcha é prodigiosa em atrações. Bento Gonçalves, então, espera aos visitantes com três roteiros interessantes: o Vale dos Vinhedos, o Passeio de Maria Fumaça e o Caminhos de Pedra. Neste, você pode passar o dia visitando pequenas agroindústrias, comprar artesanatos e degustar o melhor da gastronomia italiana, regada a bons vinhos e sucos de uva.

Vou apresentar em alguns posts algumas dessas atrações. Hoje começamos com a Casa da Erva-Mate, construída no prédio do antigo moinho Cecconello.





O chimarrão é a bebida típica do Rio Grande do Sul e, para quem não o conhece, trata-se de um chá amargo e quente, servido num porongo, que chamamos de cuia e é sorvido através da bomba, uma espécie de canudo. A erva utilizada no seu preparo se chama de Ilex Paraguaiensis, ou simplesmente erva-mate, por sua origem indígena. Não há adição de nenhum outro produto ou conservante na receita original.



Entretanto, atualmente, é possível encontrar ervas adocicadas (com a adição de um pouco de açúcar) ou misturada com outros chás (como camomila, carqueja, etc.). Também já é possível comprar aqui no RS a erva-mate utilizada no preparo do Tererê, bebida muito comum no Paraguai e oeste brasileiro.

Bem, após esta breve introdução, passemos ao preparo da erva-mate, que você vai aprender visitando a Casa da Erva-Mate, no Caminhos de Pedra. O processo ali demonstrado é artesanal e os soques - que moem as folhas - são movidos por uma roda d'água.

 


Em primeiro lugar, as folhas são cortadas nas árvores e trazidas para este forno aquecido, até ficarem secas para serem moídas. Depois, elas passam para essa espécie de pilão, cujas pás são movidas por uma roda d'água.


 
A erva depois de moída está pronta para ser servida no chimarrão.

Chimarrão pronto

As visitas guiadas ocorrem a cada 30min, mais ou menos, devendo o ingresso ser comprado na loja que fica do outro lado da estrada, que é a casa dos proprietários. Aliás, ali você encontra outros produtos à base de erva-mate e pode degustar o mais tradicional chimarrão.




A Casa funciona diariamente, das 9h às 18h. Além desses produtos, há outros que você poderá levar de lembrança do RS.

O roteiro Caminhos de Pedra pode ser percorrido de forma independente ou em grupos e é indicado para famílias, inclusive com crianças. A estrada é bem sinalizada e totalmente asfaltada. Vale passar o dia visitando todas as atrações que tem lá.









Nenhum comentário:

Postar um comentário