segunda-feira, 19 de junho de 2017

Centro Português de Fotografia - CPF/Porto


Este post foi escrito em comemoração à #MuseumWeek, que, em 2017, vai de 19 a 25 de junho. A blogagem coletiva foi organizada pela Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem - RBBV, e vai falar sobre o Centro Português de Fotografia, que fica no Porto, em Portugal.

Veja a nossa participação em outras ações desta natureza clicando aqui.

O Centro Português de Fotografia existe de 1997 e tem por objetivo assegurar uma política nacional para a fotografia, com a missão de salvaguardar, valorizar e promover o patrimônio fotográfico. Que legal isso, né? Aqui no Brasil as políticas nacionais obrigatórias são deficientes, quem dera ter uma para a fotografia...

A gente foi visitar esse belíssimo espaço porque a minha irmã é fotógrafa e, em razão disso, buscamos, tanto em Amsterdã, como em Porto e Lisboa, lugares cujo tema central fosse a fotografia, o fotojornalismo, etc. Quer conhecer mais sobre o trabalho dela? Clique aqui para ver o blogue e aqui para curtir a fanpage.




Voltando ao CPF, então, preciso contar que o prédio começou a ser construído em 1767 e demorou 30 anos para ser concluído. Alojou o Tribunal e a Cadeia de Relação, sendo que na parte inferior ficavam as celas, hoje transformadas em salas para exposições temporárias, e os andares superiores eram destinados ao Tribunal, com melhores acabamentos. 



O espaço abriga a Coleção Nacional de Fotografia, que permite compreender os diversos processos fotográficos. É constituída de mais 8 mil documentos, todos inventariados e catalogados, que acaba por contar um pouco da história mundial da fotografia.


Dos andares superiores, o que impressiona é a bela vista da cidade do Porto. Vê-se o Douro, a Sé e os característicos telhados vermelho que compõem a cidade. Impossível não ficar admirando a paisagem durante algum tempo.





O CPF abriga, ainda, uma coleção fantástica de câmeras e de equipamentos fotográficos. Tem de todos os modelos, tamanhos, tipos e marcas que se possa imaginar. A coleção foi iniciada por António Pedro Vicente, historiador e professor catedrático de História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que se interessava por fotografia e juntou cerca de 1900 peças. Atualmente a coleção conta com a contribuição de outros importantes fotógrafos portugueses, chegando a quase 6 mil peças!






O acesso a essa e outras exposições é gratuito, dentro do horário de funcionamento do CPF, que fecha às segundas-feiras. Pode ser agendada visita guiada. Saiba mais no saite.


Mais um museu top em Portugal. Vale muito para conhecer a história da fotografia e para ver a linda vista da cidade do Porto.

Veja outros blogues participantes da ação e aproveite para descobrir muitos museus interessantes ao redor do mundo.



1) Trilhas e Cantos:  Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, Minas Gerais.  
2) Tá indo pra onde?: Museus e experiências além do básico em Barcelona 
3) Mariana Viaja: National Gallery of Art, em Washington;  
4) Turistando.in: Visitando o Museu de História da Arte de Viena (Kunsthistorisches Museum);
5) Vamos Por Aí: Meus Museus Favoritos;
6) Viajar correndo: Museu Light da Energia, Rio de Janeiro;
7) Guia do Nômade Digital: Galeria 11/07/95: Galeria sobre o Genocídio na Bósnia e Herzegovina;
8) Uma Viagem Diferente: 4 Museus Imperdíveis em Florença;
9) Quase Nômade: Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre;
10) Gastando Sola Mundo Afora: Museo de Arte Precolombino de Cuzco;
11) Passeios na Toscana; Florença do alto: as Torres abertas à visitação;
12) Cantinho de Ná: Museu do Futebol em São Paulo: paixão, história e entretenimento;
13) Destino Compartilhado: Museu Lasar Segall;
14) Entre Polos:  Museu Nacional do Hermitage - São Petersburgo - Rússia;  
15) Mulher Casada Viaja: Exploratorium - Museu de São Francisco, Califórnia;
16) TurMundial:  Museu do Picasso em Málaga, Barcelona e Antíbes;
17) Monday Feelings: Museus de graça na Itália todos os primeiros domingos do mês;
18) Farrabadares: Memorial São Nikolai em Hamburgo;
19) Itinerário de Viagem: MET Museum em Nova Iorque;
20)Viajar hei: Museu Imperial - Petrópolis - Rio de Janeiro;
21) Sol de Barcelona: Museu Olímpico e do Esporte - Barcelona;  
22) Família Viagem:  Children’s Museum of Houston - Texas com crianças;
23) Muita Viagem: Museu Casa Pueblo - Punta Ballena, Uruguai;  
24) Viaje na Web: American Museum of Natural History - Museu de História Natural de Nova York;
25) Aquele Lugar: Museus do Vaticano - Roma - Itália;
26) Viagem LadoB: Ilha dos Museus - Berlim;
27) Viajento: Museo Santuarios Andinos - Arequipa, Peru;
28) MEL a Mil pelo Mundo; Museo de Ciências Naturais de Madrid;
29) Caixa de Viagens; Museu Charlie Chaplin: o Chaplin’s World em Vevey, Suíça;
30) Let's Fly Away: Museu Botero, Bogotá, Colômbia;
31) Viajo com filhos: Nemo Science Museum, em Amsterdã, Holanda;
32) Sonhando em Viajar: Catetinho, em Brasília, Brasil;
33) Viajoteca: Batik na Indonésia: Museu Têxtil em Jakarta, Indonésia;
34) Mochileza: Museu do Automóvel de Turim, Itália;
35) Comendo Chucrute e Salsicha: Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, Argentina;
36) 1001 Dicas de Viagem: Museu Histórico de Berna, Suíça;
37) Estrangeira: 8 Museus Imperdíveis em Barcelona, Espanha;
38) Devaneios de Biela: Museu Nacional da Finlândia em Helsinki;
39) ILoveTrip: Top 7 Museus em Brasília que você precisa conhecer;
40) Me Deixa Ser Turista: Conheça o Museu da Revolução, em Havana;
41) A Fragata Surprise: Museus de Florença - Guia de Sobrevivência;  
42) Direto de Paris: Os Museus de Troyes.
43) A Vida é Como Um Livro: Galeria Nacional da Noruega;
44) Dedo no Mapa: Museu Paranaense;
45) Ligado em Viagem: Beco do Batman é museu de grafite e arte de rua em São Paulo

21 comentários:

  1. Gente, esse é um dos meus museus favoritos no Porto, e não é atoa! Amei o post de vocês, me levou de volta pra lá :)

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! Sou apaixonado por fotografia e agora fiquei com água na boca!!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a ideia de conservar esses arquivos fotográficos, mais ainda de usar um lugar histórico para acesso do público. valeu pela dica!!!

    ResponderExcluir
  4. O prédio já é, em si, cheio de história. Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse museu! Gostei
    Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal saber que existe este museu! Também adoro fotografia e pra mim seria um programaço visitar este lugar! O Itinerário de Viagem adorou o post!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal! Adorei a dica! E as suas fotos ficaram muito lindas!

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante e a vista da cidade é realmente muito linda! Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  9. Amei a dica! Achei uma graça as máquinas de brinquedo rsrsrs. Parbéns pelo post!

    ResponderExcluir
  10. Interessante! Não conhecia... Estive no Porto, mas passou batido infelizmente...

    ResponderExcluir
  11. Um museu dedicado à fotografia deve ser tudo de bom, né? Principalmente para nós amantes de fotografia.

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante este museu. Tb gosto de museus dedicados a fotografia. Adorei as fotos do acervo e também do prédio.

    ResponderExcluir
  13. Acho que só pelo prédio já valeria a visita. Que graça essas câmeras todas, sua irmã deve ter pirado!

    ResponderExcluir
  14. Muito legal esse museu! Adoro espaços culturais que têm uma história fascinante assim!

    ResponderExcluir
  15. Boa dica! Em agosto passarei por Porto, já vou incluir esse museu no roteiro.

    ResponderExcluir
  16. Super interessante Andrea! Adoro fotografia. Qual viajante que não gosta né?

    ResponderExcluir
  17. E, de quebra, essa vista linda para a cidade do Porto rende uma fotografia maravilhosa também! Lugar perfeito para um museu sobre o assunto. ;)

    ResponderExcluir
  18. Fomos em Porto e não conhecemos esse museu. Adoramos fotografia. Dica anotada para a próxima visita!

    ResponderExcluir
  19. Ah, que legal esse museu. Nunca tinha ouvido falar, acredita?

    ResponderExcluir