sexta-feira, 16 de junho de 2017

Livraria Lello - Porto


A Livraria Lello é famosa pelo seu interior, mas sua história remonta a 1869, quando publicava as obras de Camilo Castelo Branco e era conhecida como "Livraria Internacional de Ernesto Chardron". Somente em 1919 a razão social passou a ser Livraria Lello e Irmão Lda.


Em 1906 ela foi inaugurada no atual endereço, com projeto do engenheiro Francisco Xavier Esteves. Ela está localizada na Rua das Carmelitas, 144, em Porto. Em 1995, o prédio foi restaurado, sendo que o serviço foi atualizado e informatizado. Nesta oportunidade, criou-se uma galeria de arte e espaço para tertúlias culturais, sendo um importante ponto cultural da cidade.


É cobrado o valor de 3 euros para o ingresso na livraria, que é lindamente decorada em seu interior, com esculturas em madeira. Esse valor é descontado de eventual compra realizada. O objetivo era conter a horda de visitantes, mas isso chamou mais ainda a atenção, atraindo cerca de 3 mil turistas por dia. Sim, tem fila para comprar ingresso e para entrar! Esse simbólico valor é utilizado para obras de restauro, como por exemplo o da vidraça de 8 m de comprimento por 3,5 m de largura, composta por 55 painéis de vidro, de autoria do arquiteto holandês Gerardus Samuel Van Krieken. 




Os arcos apoiados nos pilares sob baldaquinos rendilhados, os bustos de diversos escritores, dentre eles o de Eça de Queirós e o de Camilo Castelo Branco, junto ao teto trabalhado, ao vitral e à escadaria são os destaques desta livraria. Reza a lenda, ainda, que a escada serviu de inspiração para J.K. Rowling em Hogwarts, nos livros de Harry Potter, pois a autora morou no Porto.




Esquece tirar uma foto na famosa escadaria sem alguém subindo ou descendo...  Abaixo, o espaço para exposições de arte (na oportunidade, era sobre Channel).


Dá para ter uma noção do tumulto??? Eu me irritei tanto que comprei um guia de fotografia e saí correndo, já que os livros que estava buscando não encontrei lá.



Vale a visita? Vale! O lugar é lindo mesmo! Mas vá sabendo do tumulto! Fui no final da tarde e estava assim, lotada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário