domingo, 20 de agosto de 2017

Ramos Pinto: degustação de Vinho do Porto


Depois do almoço, na Ribeira, em Porto, caminhamos até Vila Nova de Gaia, do outro lado do Douro. Atravessamos a ponte de ferro e tivemos uma das vistas mais lindas da cidade do Porto. Nosso objetivo era degustar vinho do porto, tradicional no local.


Optamos pela tradicional cave Ramos Pinto, que fica na beira do rio. Sua fundação ocorreu em 1880, por Adriano Ramos Pinto, que logo se fez notar pela sua estratégia pioneira de inovação, exportando seu produto para o mercado brasileiro.

A visita ocorre em português, inglês ou espanhol. Começamos visitando a Museu Casa Ramos Pinto e, depois, descemos para as caves. Lá aprendemos sobre o processo de fabricação, guarda e envelhecimento do vinho em barris de carvalho. Aprendemos, também, que quanto mais envelhecido, mais durável é o produto. Quanto mais jovem, mais rápido deve ser consumido o vinho quando aberta a garrafa.



 Logo após, subimos para a parte mais alta e degustamos um vinho branco e outro tinto, ambos com intenso sabor e aromas. Os produtos podem ser adquiridos ali mesmo, caso haja interesse. Podem ser enviados diretamente ao Brasil, também, pela empresa.



No Douro ficam as embarcações que eram utilizadas para o transporte do vinho do porto. São chamadas de 'rabelos' e possuem o fundo chato para melhor acomodar os barris.



Além dessa cave, existem outras que também podem ser visitadas. São inúmeras as existentes ali na ribeira. Ah, e se quiser, pode fazer um passeio de teleférico sobre a região. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário