domingo, 31 de dezembro de 2017

2017: um ano repleto de viagens



O ano de 2017 foi repleto de viagens. Não só de viagens para outros destinos, mas de viagens internas, também. Não entendeu? Eu explico!

Janeiro:



Havíamos programado uma roadtrip para o Atacama, passando pela Argentina e pelo Chile, num total de 20 dias, aproximadamente. Em razão do mestrado, precisei abortar a ideia, mas não desisti dela: ela ainda vai sair, mas não será em 2018! Também não desisti de viajar, apenas troquei o destino: fizemos 4025km de carro pelo Brasil, no que chamei de Expedição Meu Brasil Brasileiro. 

Saímos do RS e fomos até Niterói/RJ. Paramos no Beto Carrero, em São Vicente, Paraty, Niterói, Petrópolis, Barra do Piraí, Curitiba. Foram 19 dias e apenas um pneu furado a 10km de casa. Foi a viagem que marcou nossas vidas de forma definitiva, como contarei logo adiante. Ah, e caímos no mar, agora acompanhados da Valentina, que fez seu batismo. Sim, voltamos a mergulhar depois de muitos anos (pic by Fábio França, da Adrenalina Mergulhos, de Paraty)!



Fevereiro:

Em fevereiro, mais precisamente no carnaval, fizemos o passeio de Maria Fumaça, entre Bento Gonçalves e Garibaldi. Apesar de morar do lado dessas cidades, nunca tínhamos feito essa aventura. E foi muito legal.


No final do mês, minha viagem foi o encerramento do Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates. Foram 3h30min de banca, com aprovação e com indicação de publicação da dissertação em livro. Eu ouvi direito? Publicar um livro?




Março:

A viagem foi curtinha: fomos a Porto Alegre ver meu Grêmio jogar na Arena. Afinal de contas, com o Grêmio onde o Grêmio estiver.


Abril:

Há um lugar aqui no RS que eu amo demais e se chama São Lourenço do Sul. Seguidamente estou por lá. Trata-se de uma cidade que tem praia de lagoa, especial para famílias. A Laguna dos Patos é linda e tem muito a se fazer por lá, especialmente no verão.


Maio:


Aproveitamos o feriado do Dia do Trabalhador e fomos para Torres, ver o Balonismo. O de 2018 promete ser o maior evento de todos e nós estaremos lá!



Junho:

Junho começou com um congresso em São Paulo, o do Planeta Verde. Desta vez, fui um dia antes para aproveitar a cidade e realizar um sonho: conhecer o MASP. E deu certo! Ah, e conheci a Pinacoteca, também!



Teve, ainda, uma visita a outra cidade gaúcha que mora no meu coração: Frederico Westphalen.


E aí começou outra viagem: aquela para dentro de mim, que comentei lá no início. Como assim? Fiz um coaching de emagrecimento e eliminei 22kg!



Julho:

Começamos o mês indo a Gramado e Canela para encontrarmos diversos amigos, alguns reais, outros virtuais, dos grupos de viagens de que participo. De quebra, visitamos o Bondinhos do Caracol. Jaime já tinha terminado o treinamento e eu tinha começado fazia 3 semanas... Imaginem ir para a Serra Gaúcha e não poder comer nada! Mas valeu o esforço e o foco!



Voltamos a Porto Alegre para diversos compromissos. Além deles, visitamos, de novo, o Museu da PUC, que é muito legal e interativo. Depois uma passadinha básica em São Lourenço e uma esticada até o Uruguai.

O famoso pôr-do-sol no Guaíba

Museu da PUC

Rio Branco - UY


Agosto:

Este mês começou bem: embarcando para Brasília/DF, para outro congresso. Mas desta vez tinha um motivo especial: como gestora de um programa que coordeno no MPRS (Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari), fui convidada pelo CNMP para receber uma premiação, a de segundo lugar como projeto indutor de políticas públicas. Foi fantástico! Aproveitei, claro, para turistar nos intervalos. Meus dois objetivos: Museu Nacional e Clube do Choro. 

Lago Paranoá


Clube do Choro

Setembro:

Setembro chegou e com ele outro grande momento do meu ano: o lançamento do meu livro: Recuperação de Mata Ciliar: um olhar entre a sustentabilidade e a legislação ambiental. 
Teve lançamento na Univates, em Frederico Westphalen, na Feira do Livro de Lajeado e em Porto Alegre.


Pic by Andressa Barros Fotografia - Bergamotta Atelier Fotográfico

E terminamos o mês em Minas Gerais, uai. Fui para o Congresso Nacional do MP, para lançar o livro. Antes, porém, fizemos as cidades históricas.


Contratei uma fotógrafa local, a Ane Souz, e fizemos um book em comemoração à vida.


Outubro:

Eu me impus um desafio: correr 3km pela primeira vez na vida. E foi em Taquari, na beira da Lagoa Armênia, que isso aconteceu. A superação de metas pessoais é uma viagem sem volta. Correr rústicas, também. Quem sabe eu não começo a viajar para correr maratonas, hein, hein?


Novembro:

Outras duas rústicas: Ilópolis (uma pequena cidade no alto da serra gaúcha, muito linda e organizada, conhecida como a capital da erva-mate) e Lajeado (que fica no Vale do Taquari -  e eu não tenho nenhuma foto).


Dezembro:

Último mês do ano e, com ele, o encerramento com chave de ouro de 2017: apresentação do meu trabalho em um congresso em Sevilha, na Espanha. Uma semana entre compromisso e turismo. E inverno! E corridas!

Correndo no Parque do Retiro em Madri.

Apresentando meu trabalho na Universidade de Sevilha

E o seu ano, como foi? O meu foi intenso! O melhor ano dos últimos tempos! Quanto crescimento, quanto conhecimento! Quantas oportunidades! E já DECLAREI: 2018 SERÁ AINDA MELHOR! Que venha!









Nenhum comentário:

Postar um comentário