domingo, 4 de março de 2018

Castle of a Good Hope - Capetown



Balcão de De Kat

Embora o nome do local seja 'Castle' (castelo), para mim é um forte, devido à sua arquitetura em formato estrelar. O Castelo da Boa Esperança foi construído entre 1666 e 1679 pela Companhia Holandesa das Índias Orientais e é considerado, até os dias de hoje, o prédio mais antigo da África do Sul. Ao seu redor, é possível ver o fosso que o circunda e que foi restaurado em 1999. O prédio estava em processo de restauro quando o visitei.

Ele se localiza no centro de Capetown, praticamente em frente à rodoviária e à Prefeitura da Cidade, bem perto da estação de trens. Curiosamente, quando de sua construção, situava-se próximo ao mar.


Do interior do edifício, é possível se avistar a maravilhosa Table Mountain que, nesse dia, estava com o cume coberto pela névoa. O Castle of a Good Hope abriga o Museu Militar (que eu não pude visitar, pois estava em reforma) e a coleção Willian Fehr, com móveis antigos, arte e pinturas que retratam a vida na cidade entre o século XVII e o final da década de 1800.



Também, é possível visitar o espaço destinado às homenagens aos soldados mortos na Segunda Guerra.




Era do belíssimo balcão de De Kat que os holandeses faziam seus discursos. Essas falas eram dirigidas tanto aos escravos como aos moradores da cidade à época.



Abaixo, a masmorra, ainda totalmente preservada. Pensa num lugar sombrio, sufocante e gelado... Esta claridade toda da foto é em razão do flash que precisei acionar...



Mas o que mais me chamou a atenção foi uma exposição de peças em cerâmica, que contava a história da África do Sul. Era possível ver desde escavações e peças muito antigas, como esse leão, até a cerâmica produzida por artistas atuais.

Uma das peças mais antigas

Sisanda Mbana - Zizamele Ceramics - Inspirada na Copa do Mundo de 2010

O valor do ingresso é de R30 (cerca de US$2,50). Tem visitas guiadas 3 vezes ao dia e duas cerimônias: a da chave, que ocorre de segunda a sexta, e a do disparo do canhão, que além dos dias da semana, ocorre também aos sábados. Mais informações podem ser obtidas no sítio oficial.


Recomendo a visita, especialmente por se tratar de um sítio histórico. Reserve não mais do que 2h para a visita, caso seja detalhista no quesito museu (tem que ler e ver tuuuuuuuuuudo). Caso contrário, uma hora é suficiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário