domingo, 24 de setembro de 2017

Alfama e o Fado

 
Alfama é um bairro bem famoso em Lisboa e diversos são os motivos. O lugar é lindo e tem uma vista deslumbrante do Tejo. Tem diversos mirantes (este é o Porta do Sol) para se admirar o pôr-do-sol. Tem o eléctrico 28, o bonde mais famoso de lá, que você tem que andar. Tem roupas íntimas nas sacadas, numa cena bem tradicional.


 
Alfama também tem muitas casas de fado, a tradicional música portuguesa. Um dos lugares mais conhecidos e frequentados é o Museu do Fado, mas considero turístico demais. Quem me conhece sabe que gosto muito mais de cantinhos tradicionais, frequentados pelos locais, sem a horda dos turistas.
 
E o mais legal de Alfama é andar por suas vielas, escolher uma casa de fado, pegar uma mesa, jantar e assistir a um show. E tem muitas por ali, especialmente entre as Ruas São Miguel e São Pedro.


 
Exatamente ao lado do Mirante de Alfama há uma escadaria. Entre nela e vá seguindo a rua torta, cheia de casinhas lindas e de azulejos portugueses demonstrando a forte conexão do lisboeta com a igreja católica. Nas casas há quadros dos santos a que a família é devota. Nesta, é Santo Antônio.


 
Se você achar que se perdeu, continue, porque está no caminho certo. Não precisa de mapa. Aventure-se. Desbrave (-se).
Nós olhamos vários restaurantes. Na porta, sempre tem o cardápio com preços. E tem para todos os gostos e bolsos. É só escolher e entrar. Sugiro, apenas, que você chegue cedo para não ficar na fila.
Nós elegemos o Maria da Fonte. Foi por acaso.
 
A decoração é tradicional portuguesa e possui cerca de 15 mesas, apenas. Os proprietários e garçons atendem e cantam em rodízio. E como cantam. E que músicas lindas!





 
Essa menina simplesmente arrebenta cantando. É a melhor de todas. Canta com alma, com coração. É afinada e seu repertório é fantástico. Depois da primeira rodada de cantoria, foi ela quem nos serviu.
 
Claro que comi bacalhau. Aqui escolhi em postas com cebola e pimentões coloridos. Estava saboroso, mas comi melhores em outros restaurantes. De sobremesa, sopa de brigadeiro. Deliciosa era pouco
 


 
Esse restaurante fica na parte baixa de Alfama, já bem perto do Museu do Fado. Mas tem muitas opções por ali. Lugar para voltar, voltar e voltar e a cada volta conhecer um restaurante diferente e ouvir diferentes timbres de fado.

 
 
Alfama é mais um cantinho fantástico em Lisboa, essa cidade que só faz me encantar a cada visita. E você, curtiu o post e a dica? Conta pra gente!
 
 
 
 *  Este post não é apoiado. Li no tripadvisor péssimas avaliações. A minha experiência foi legal, mas com certeza não é o melhor restaurante dali. A gente foi no escuro, não tínhamos indicações e elegemos esse. Às vezes a gente acerta, às vezes a gente erra. Não posso dizer que erramos, mas certamente há melhores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário